Cartografia é a ciência (arte e técnica) que se ocupa em representar os fenômenos físicos, humanos e econômicos do espaço geográfico de acordo com determinados sistemas de projeção e uma determinada escala.
Orientação
Nada mais é do que a posição de um objeto com relação aos pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste), representados na Rosa dos Ventos. Além dos pontos cardeais, existem também os pontos colaterais (Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste) e os pontos subcolaterais (Norte-Nordeste, Norte-Noroeste, Este-Nordeste, Este-Sudeste, Sul-Sudeste, Sul-Sudoeste, Oeste-Sudoeste e Oeste-Noroeste).
A Rosa dos Ventos |
Norte - o mesmo que setentrional ou boreal.
Sul - o mesmo que meridional ou austral.
Leste - o mesmo que oriental ou nascente.
Oeste - o mesmo que ocidental ou poente.
Formas de se orientar
Pelo Sol: nasce no Leste e se põe no Oeste, esse fenômeno é chamado de movimento aparente.Movimento aparente do Sol |
Pelas estrelas: varia conforme a localização no globo terrestre. Em países do hemisfério Sul, como é o caso do Brasil, a constelação do Cruzeiro do Sul é usada como referência, uma vez que a estrela mais distante encontra-se apontando para o ponto cardeal de mesmo nome. Já no hemisfério Norte, a estrela Polar é usada como referência.
Os pontos mais brilhantes da imagem representam a constelação em forma de cruz, sendo que a estrela mais distante aponta para o Sul, dai o nome Cruzeiro do Sul |
A foto retrata como a Estrela polar permanece fixa em relação as demais durante o movimento de rotação da Terra |
Coordenadas Geograficas
Formadas por paralelos e meridianos, possibilitam a localização de um ponto do globo com maior precisão e rapidez.
Paralelos: são linhas imaginárias que circundam a Terra paralelamente ao Equador, dividindo-a nos hemisférios Norte e Sul. São os paralelos que definem a latitude, em graus, de um ponto qualquer até o Equador.
Exitem paralelos especiais que "delimitam" a mudança de zona climática no globo terrestre, são eles:
Equador: localizado na latitude 0º, é o maior paralelo existente e delimita o diâmetro do planeta, bem como a fronteira dos hemisférios Norte e Sul. Clima tropical ou equatorial.
Trópicos de Câncer e de Capricórnio: são linhas geográficas imaginárias que estão localizadas à latitude 23°27' Norte e 23°27' Sul, respectivamente. Cartograficamente, são representados por uma linha pontilhada que divide a zona tropical da zona temperada.
Círculos polares Ártico e Antártico: são linhas imaginárias localizadas à latitude 66°33' Norte e 66°33' Sul respectivamente. Cartograficamente, são representados por uma linha pontilhada que divide a zona temperada da zona polar.
Meridianos: são semicírculos imaginários traçados de pólo a pólo, sendo 180° a leste e 180° a oeste de Greenwich, que é o meridiano 0° (saiba porque). O que "completa a volta no planeta" são os anti-meridianos, ou antípodas, que se localizam na face oposta do planeta, também indo de pólo a pólo. No caso do meridiano de Greenwich (0°), seu antípoda é o meridiano 180°, e assim por diante. Juntos, meridiano e antípoda, dividem a Terra nos hemisférios Leste e Oeste.
Elementos de mapa
Todo mapa deve conter título, orientação, legenda e escala.
Título: Define o assunto do mapa e a região à qual se refere. Exemplo: Vegetação do Nordeste.
Orientação: localização dos pontos cardeais no mapa.
Legenda: texto explicativo que reune sinais e símbolos utilizados na interpretação do mapa
Escala: Define o detalhamento que o mapa carrega sobre uma determinada região. Existem dois tipos de escala:
numérica: é uma fração matemática simplificada dada pela fórmula: E=d/D. Onde E = escala, d = distância no mapa e D = distância real. Exemplo: 1/1000 (lê-se: um para mil). Este tipo de escala é bastante usada para referenciar o tamanho de uma peça de coleção em miniatura. Note que se a escala for 1/1 (um para um), o objeto encontra-se em seu tamanho real, como é o caso do vídeo abaixo: um homem construiu o simpático robô do filme Wall-E usando como referência pistas deixadas no próprio filme, como o tamanho de uma fita VHS em relação às "mãos" de Wall-E.
Vale ressaltar que quanto maior a distancia real, menor será a escala, consequentemente a área representada será maior e menos detalhada. De forma análoga, o inverso também é verdadeiro. É como dar zoom no Google Mapas, quanto mais zoom se dá, mais aumenta a escala e o nível de detalhamento, porém se vê uma região cada vez menor.
gráfica:
a distância entre o zero e o traço central é sempre 1cm e equivale à metade da distância representada na outra ponta da escala. No exemplo acima, cada centímetro equivale a 0,5 km, ou 500m.
A escala ainda pode ser representada de outra forma, basta transformarmos m em cm:
A escala fica assim: 1:50.000.
Fontes:Wikipedia, Brasil Escola, Info Escola e arquivos pessoais. Imagens retiradas do Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário